3 Formas simples de reduzir o desperdício alimentar

13 Feb 2019 no comments Sofia Barracas Categories Uncategorized

Cada um de nós desperdiça em média 132 quilos de comida por ano. O desperdício alimentar tem um custo para as nossas carteiras mas acima de tudo para o ambiente.

Atualmente, produzimos mais comida como nunca na história, o que nos leva a pensar que a fome no mundo tem solução, certo? Não. Infelizmente, essa não é a realidade pois estamos a desperdiçar aproximadamente um terço de todos alimentos que são produzidos e deixamos 1 mil milhão de pessoas a passar fome.

A preocupação com este tema já vem de longe, desde cedo que nos ensinam a não desperdiçar comida: “não se deixa comida no prato. Há meninos a passar fome”. Contudo, não é tão fácil como possa parecer mas há formas fáceis e simples de começar.

3 Maneiras simples de diminuir o desperdício alimentar em casa:

1.Comprar só o que realmente é preciso. Planear as refeições, fazer lista de compras, evitar compras impulsivas e não cair na tentação das promoções “2 por 3”.

2.“Todos diferentes, todos iguais”. Na natureza não há formas, tamanhos ou cores feias. Há sim, produtos diferentes mas igualmente, ou até mais, saborosos. Não baseie as suas decisões de compras de frescos pelo aspeto, o que realmente importa é o sabor!

3.“Nada se perde, tudo se transforma”. Comprou maçãs e estão a estragar-se na fruteira? Reaproveite para fazer um doce ou um cramble de maçã. Tem muita abóbora em casa? Congele e vá usando à medida que necessita para fazer a sopa. Sobrou frango assado do jantar? Que tal fazer ao almoço um delicioso Frango à Brás? Reaproveitar os excedentes e reutilizar os restos são maneiras de diminuir o desperdício alimentar.

As nossas escolhas e comportamentos têm impacto e ao implementar estas simples sugestões no seu dia-a-dia pode fazer diferença e se “ pensa que é muito pequeno para fazer a diferença, tente dormir com um mosquito”! 🙂

A DINNGO propõe-se a ajudar as pessoas a disfrutarem da confeção e preparação de refeições caseiras feitas com amor, proporcionando momentos inesquecíveis. A encomenda é efetuada através da sua plataforma eletrónica de venda de kits de ingredientes para a confeção de refeições garantido o mínimo de desperdício de ingredientes e de tempo ( ver Kist de Refeições em https://dinngo.pt)